brunodugo . The Crispy Crispy | Blog .: • Balada de um Palhaço - Plínio Marcos • #2 •

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

• Balada de um Palhaço - Plínio Marcos • #2 •

Escuta, escuta bem com os dois ouvidos! Eu não entrei na trilha dos saltimbancos por acaso, nem para ser um reles fazedor de graça. Eu queria consagrar minha vida através de um ofício que escolhi, obedecendo a um impetuoso apelo vocacional. Mas você, você com sua ganância... suas receitas de sucesso, você, você sim Menelão, sem nenhum escrúpulo, veio me falar de mil e um palhaços geniais.
Olha Bobo Plin, tem um que faz balões de gás dançarem quando toca sua trompete. Tem o magro sonso, o gordo ingênuo e bravo. Tem também você me dizia, os que dão piruetas, os que saltam, dão cambalhotas, e até os que levam bofetões; e os que tocam música clássica em garrafas vazias penduradas em um varal.
Tem esse, e aquele; me contou sobre um pobre palhaço louco, coitado, sonhava em ser jogral da Nossa Senhora Mãe Santíssima; disse que andava pelas igrejas cantando Ave Maria nun singelo tom agudo.
Ahhh Menelão, seu calhorda, escutei humilde cada uma de suas histórias, mas saber desses palhaços para mim, Bobo Plin, um palhacinho de merda, não me serviu de nada, só para me tolher. Quanto mais eu sabia deles, mais e mais Bobo Plin, o palhaço que eu queria ser, sufocava-se nas minhas entranhas. Com isso, eu me forçava à auto-censura. E a comparação, maldita inimiga da igualdade, fazia dos magníficos histriões, elementos inibidores da minha criatividade. Agora eu não quero! Bobo Plin não quer saber da façanha desses palhaços.Rhumm.. Grande merda! EU CANTO AVE MARIA MUITO MELHOR DO QUE ELE!
Uhhh Menelão, a magia dos grandes artistas Menelão, não pode ser ensinada, são segredos que vêm lááá de dentro, ninguém ensina. Essa magia, Ohhh Menelão, está dentro de cada um de nós, antes mesmo de tomar-mos conhecimento dela. Ela se manifesta quando se resolve fazer a própria alma. Para Bobo Plin se irmanar com os grandes artistas que luziam nos palcos e picadeiros, tem que se esquecer deles para todo o sempre. Não pode recolher nenhuma indicação que eles deixaram pelo caminho. Bobo Plin tem que andar sem bússola na mais tenebrosa escuridão. Qualquer Brilho, qualquer estrela, qualquer sol referêncial é um ponto hipnótico embrutecedor.
Ehhh Menelão, eu quero fazer a minha alma.
Preciso fazer minha alma.
Quero tentar.

*

Nenhum comentário: